Loading...

Sobre esta plataforma...

Uma imagem vale por mil palavras

Mostramos-te algumas imagens das aplicações em ação e no "terreno"!

Exemplos
Recursos para adultos
  • 650 imagens reais.
  • Pesquisa de imagens por categoria semântica.
  • Pesquisa avançada de imagens por grafema, sílaba, rima ou fonema.
  • Utilitários que potenciam os recursos existentes, tais como: feedback auditivo (gravação), cronómetro, piano virtual e espelho.
  • Atividade de nomeação, evocação e/ou descrição de imagens.
  • Atividades de leitura e escrita, entre as quais: associação palavra-imagem, frase-imagem, texto-imagem, compreensão de leitura, escrita de palavras com ou sem ajuda.
  • Recursos para crianças
  • 500 imagens desenhadas e coloridas.
  • Pesquisa de imagens por categoria semântica.
  • Pesquisa avançada de imagens por grafema, sílaba, rima ou fonema.
  • Utilitários que potenciam os recursos existentes, tais como: feedback auditivo (gravação), cronómetro, piano virtual e espelho.
  • Controlo parental e impressão de cadernos de exercícios (atividades fora do ecrã).
  • Atividades de nomeação e evocação de imagens.
  • Jogos com rimas.
  • Jogos com mais de 25 fonemas diferentes.
  • Atividades que estimulam o ato motor na escrita.
  • Para quem?

    As ferramentas e atividades disponibilizadas nesta plataforma são dirigidas à seguinte população: crianças, jovens, adultos e idosos.

    Base científica

    Mostramos-te algumas publicações que sustentam o desenvolvimento deste projeto

    Rombert, J., 2020, Escrever direito por linhas tortas, Manuscrito
    Viana, F.L., 2002, Melhor falar para melhor ler, Universidade do Minho
    Adams, J.A., 2006, Consciência fonológica em crianças pequenas, Artmed Editora
    Barttuilli, M., Cabrera, P., Periñán, M., 2007, Guía técnica de intervención logopédica: Terapia miofuncional, Editorial Sintesis
    Carvalho, L., 2019, Intervenção Colaborativa da Terapia da Fala na Ortodontia: Guia prático de bases e princípios, Psicosoma
    Leão, P., 2021, Os desafios do PRR a transição digital, Jornal de Negócios
    Council on Communications and Media, 2016, Children and Adolescents and Digital Media, American Academy of Pediatrics
    Cheung, C., Bedford, R., Saez, I., Karmiloff, A., Smith, T., 2017, Daily touchscreen use in infants and toddlers is associated with reduced sleep and delayed sleep onset, Scientific Reports
    World Health Organization, 2019, Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age, ISBN 978-92-4-155053-6
    Dias, P., Brito, R., 2018, hAPPy kids, Aplicações seguras e benéficas para crianças felizes - prespetivas das famílias, Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, ISBN 978-989-99288-6-2
    Testemunho!

    A plataforma ajudou-me imenso não só nas questões relacionadas com as teleterapias, bem como ajudou na dinamização mais lúdica das atividades presenciais. As atividades estão muito bem conseguidas e são de muito fácil entendimento por parte do profissional e da criança. A nível mais negativo que eu possa apontar encontro quando estou a emparceirar frases com imagens (que utilizo muito!). Quase todas as frases que demonstram são do tipo "A menina está a beber água", que, no meu caso, são mais difíceis para os utentes processarem devido à existência de um verbo auxiliar e de um verbo principal. Frases como "A menina bebe a água" ou "Os meninos empurram o carro", que estão em formato SVO e são de mais fácil processamento tornam mais fácil a aquisição e compreensão do conteúdo da frase. Não digo que esteja mal feito, pois num nível mais avançado da terapia frases de verbo auxiliar devem ser utilizadas para compreensão da leitura. Talvez, colocar estes exercícios por fases ou níveis de dificuldade ou então deixar o profissional escolher qual o tipo de frases que pretende trabalhar, possa ajudar. Penso que este é o único aspeto negativo que eu tenha a apontar. Espero que continuem com o ótimo trabalho desenvolvido!

    Equipa Comunicar-e: As sugestões são pertinentes e por isso vamos tê-las em consideração.

    Formação gratuita!

    Esta formação é sobre como a plataforma funciona e como podes tirar proveito dela.
    Formato da formação: Mensagens de e-mail periódicas

    1. Basta indicares o teu nome, e-mail e profissão.
    2. A formação começa no dia seguinte à tua inscrição!
    3. Não necessitas de fazer exame.

    Questões frequentes

    Não tenho Internet, PC ou Tablet. Como faço?

    Estamos a preparar cadernos com atividades e serão disponibilizados aqui. Chegarão a tua casa por correio.

    Não sei usar a plataforma. Como começo?

    Basta carregares na opção "Formação" no menu, no início desta página. Depois preenches o formulário. A formação é gratuita.

    Não quero que o meu filho passe muito tempo no PC ou Tablet! Há alternativa?

    A plataforma tem controlo parental e podes definir o tempo que o teu filho pode estar a usá-la. Além disso, é importante que o teu filho seja acompanhado por um adulto. Em alternativa, podes adquirir os nossos cadernos de atividades.

    Como posso usar a plataforma sem compromisso financeiro a longo prazo?

    Podes subscrever um plano e pagar mensalmente. Podes cancelar a subscrição a qualquer momento.

    As atividades são básicas?

    As atividades parecem ser básicas mas na verdade são configuráveis e têm associadas uma série de dicas e tarefas. Assim, o profissional mediante o seu conhecimento, tem a flexibilidade de interagir, direcionar e de definir objetivos em cada exercício que o utente/utilizador realizar.

    Quando disponibilizam mais atividades?

    Temos muitas ideias para implementar e estamos a desenvolver mais atividades. Estamos também abertos a sugestões. Tens alguma?